1. INTRODUÇÃO
O presente manual de acolhimento e boas práticas serve para dar a conhecer a todos os atletas, encarregados de educação, treinadores, diretores e restantes colaboradores do departamento de futsal da Associação dos Moradores de Santo António dos Cavaleiros (AMSAC) as normas a seguir ao longo da presente época.
Este manual tem por finalidade definir e otimizar todas as relações criadas diariamente, sobretudo as que se relacionam com as atitudes e comportamentos pretendidos de todos, evitando a arbitrariedade, unificando os direitos e deveres e prevenindo e minimizando eventuais conflitos.
O site www.amsac.pt e a página oficial do Facebook poderão ser utilizados para divulgação de informações oficiais e esclarecimentos adicionais devendo ser consultados de forma regular.
Após autorização da utilização dos dados dos atletas e respetivos encarregados de educação (apenas para comunicações oficiais do clube) poderão os mesmos ser contatados.
Para qualquer eventual situação omissa neste manual reserva-se o direito da coordenação e direção da AMSAC agir em conformidade aplicando as respetivas sanções se necessário.
2. MISSÃO, VISÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Missão
A AMSAC, quando nasceu em 1970, teve como objetivo principal o apoio à população, num bairro com atrativos, mas sem estrutura de apoio. Dentro deste princípio, cedo se apercebeu dos muitos que aqui vinham residir não tendo qualquer objetivo, ou melhor algum local onde pudessem conviver ou praticar algo.
De imediato, a AMSAC deu corpo para apoio a estes jovens com várias atividades, entre elas o desporto em várias modalidades. Fruto de várias contingências, acabámos por manter a ginástica e incrementar o Futsal, sendo aqui a nossa maior área de intervenção, na formação com jovens dos 4 aos 19 anos.
Esta formação tem-se revestido da maior importância, numa população com muita diversidade de culturas aqui existentes e a sua necessidade de integração. Tem sido esta a aposta da AMSAC, proporcionando a todos estes jovens apoio, ajudando-os não só na sua integração na comunidade, incutindo-lhes regras, disciplina, valores éticos, espírito coletivo de respeito e solidariedade entre todos. Em paralelo, através da prática desportiva ajudá-los a crescer física e psiquicamente, elevando a sua autoestima tão importante na vertente escolar, não esquecendo a parte social, onde o desporto assume um lugar privilegiado na relação de laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e vivências.
Nesta formação e aprendizagem, é-lhes transmitido o valor da derrota. Saber perder, não considerando como um fracasso, mas fazendo parte do jogo, ou seja, saber perder e ganhar sempre com o mesmo Fair Play, respeitando sempre os adversários, o público e toda a equipa que com eles trabalha.
Estes valores são ministrados desde o seu ingresso no clube, procurando desta forma incrementá-los também nos pais, onde nem sempre é fácil trabalhar, mas com esforço e dedicação, temos conseguido fazer passar esta mensagem, resultando numa maior elevação de espírito coletivo.
Visão
Ser reconhecido na comunidade e fora dela, como uma associação onde a prática desportiva e recreativa é orientada pelo desenvolvimento da autoestima e pelo princípio da solidariedade e respeito, sendo uma referência como proporcionador do desenvolvimento e bem-estar.
Objetivos Estratégicos
Sendo o cariz da nossa associação não apenas de formação e competição, mas acima de tudo de cariz social, os objetivos estratégicos da parte do futsal naturalmente que se encontram alinhados com os objetivos estratégicos da AMSAC como um todo, apenas um pouco mais orientados para a vertente desportiva. Estamos também cientes que a realidade desportiva tem sofrido grandes alterações nos últimos anos, portanto os mesmos estão enquadrados com a atual realidade. Neste sentido o departamento de futsal tem os seguintes objetivos:
- Integração do maior número de atletas da freguesia/concelho proporcionando aos mesmos a possibilidade da prática desportiva tentando evitar assim alguns comportamentos desviantes na sociedade;
- Formar integralmente em todas as suas vertentes, sociais, pessoais e desportivas, todos os seus atletas;
- Formar o máximo número possível de jogadores de modo a que possam integrar a equipa sénior;
- Fomentar o desportivismo e boa educação entre os atletas;
- Fomentar as relações pessoais dos atletas entre si, com os outros, com os treinadores e com todas as pessoas relacionadas com a atividade desportiva, incluindo árbitros e obviamente adversários;
- Obter os melhores resultados desportivos, mas sem nunca descurar a componente social.